segunda-feira, 22 de junho de 2009

RP online:Blogue Pés&Sapatos

Nas aulas de atelier do 1º semestre do 3º ano, abordámos, sobretudo, a temática das relações públicas online. Nesse âmbito, tivemos de criar um blogue ao nosso gosto, sobre um tema da nossa preferência e pôr em prática algumas das técnicas que aprendemos para atrair visitantes.
O blog do meu grupo tem o nome de "Pés & Sapatos" e, desde Outubro do ano passado, já atingiu as 20 mil visitas, 46 posts e 118 comentários.

O link é o seguinte:
http://pesesapatos.blogs.sapo.pt/

Aqui fica o relatório que fizemos sobre o blogue:


Relatório do Blogue

Nome e conceito
O nosso blogue – “Pés & Sapatos” – tem como tema central o calçado, os pés e tudo o que a eles possa estar associado. Com isto, não pretendíamos divulgar novas colecções de calçado ou analisar algum modelo em específico. Também não nos queríamos cingir a dar conselhos de moda pois achamos que já existem muitos blogues com essa função e, as pessoas podem facilmente aceder aos sites das marcas para se manterem actualizadas em relação a novos modelos e/ou colecções.
Após uma pesquisa pela Web, concluímos que existem bastantes blogues sobre pés, enquanto que sobre calçado são poucos, verificando-se que parte dos que existem são de designers de sapatos.
Assim sendo, o nosso objectivo era criar um blogue para o público em geral, especialmente para os jovens, comunicando num tom descontraído, primando pelo bom humor.
Deste modo, o género por nós eleito foram as crónicas, redigidas de forma simples, abordando situações do dia-a-dia, para que os nossos leitores se identificassem mais facilmente com os nossos conteúdos.
Quanto à manutenção do blogue, não estipulamos temas fixos pois achamos que, seria mais interessante para cada um de nós, escrever sobre aquilo que mais gosta, falar sobre as suas preferências, sobre os tópicos com os quais mais se identificasse.
Ora, isto deu-nos uma liberdade de escrita muito grande, uma vez que não estavamos dependentes de um critério rígido, apenas tinhamos que obedecer ao tema por nós escolhido. Mesmo em termos de trabalho de pesquisa, esta não era feita de forma penosa pois cada um pesquisava sobre aquilo de que iria falar, ou seja, daquilo que mais lhe interessava.

Estrutura
Em termos de estrutura, todos nós trabalhamos na imagem visual do nosso blogue, fazendo algumas alterações nos primeiros dias, até chegar a um consenso. O cabeçalho inicial era uma montagem de algumas imagens, sendo que uma delas era um desenho por nós elaborado. Após algum tempo, um dos nossos visitantes assíduos, “ofereceu-nos”, como presente pelo nosso bom trabalho, o cabeçalho actual.
Optámos também por colocar, no início da página (do lado direito), duas citações dos nossos primeiros posts, de modo a que o leitor percebesse imediatamente do que o nosso blogue trata.

Conteúdo
Em relação ao conteúdo dos posts, primeiramente acordámos que seria importante justificar a escolha do nosso tema, apostando em tentar demonstrar a importância dos nossos pés e do nosso calçado no quotidiano (“Shoes are the girls best friends”, “ Nossos pés”, “10 utilidades dos nossos pés”, etc.).
Procedemos a uma pequena pesquisa de videoclips de músicas sobre sapatos, para demonstrar a relevância dos mesmos e incluir algum elemento multimédia diferente dos habituais textos. Recorremos também a alguns temas e imagens bizarras, tais como, as esculturas de sapatos, sapatilhas e pés gigantes e os punitive shoes, com o intuito de atrair um nicho específico de visitantes.
A certa altura, em que nos encontrávamos numa fase de abrandamento de visitas e comentários, apostámos em redigir um post mais atrevido sobre fetiches por pés. Tendo anteriormente verificado na nossa pesquisa inicial que este assunto era alvo de bastante curiosidade e interesse, achámos que seria um óptimo atractivo.
Tivemos sempre em conta a importância de empregar palavras-chave e usar tags específicos que fossem de maior procura nos motores de busca, de maneira a que o nosso blog ganhasse alguma visibilidade.
Após vários posts, depois de criada alguma expectativa junto dos nossos visitantes, com o intuito de estabelecer uma relação de maior proximidade, decidimos proceder às nossas apresentações individuais, sempre no âmbito do tema pés e sapatos.

Acções realizadas

Teaser
Primeiramente apostamos por enviar a todos os nossos contactos um e-mail em forma de teaser: No nosso entender, este teaser resultou bem pois o feedback foi muito positivo, não só em termos de visitas e comentários, mas também termos de contactos pessoais, isto é, em conversas com conhecidos e familiares.

Concurso
Decidimos também lançar um concurso para levar os nossos visitantes a participarem mais activamente e sentirem-se parte integrante do nosso blogue. No entanto, esta acção não foi bem sucedida pois considerámos que a divulgação apenas por e-mail e no próprio blogue não foi suficiente e a altura não foi a mais indicada, especialmente para os jovens estudantes, para os quais direccionamos o nosso concurso. Daí, termos re-lançado o concurso no período de férias de Natal, na esperança de termos mais adesão.

E-mails
Enviamos também um e-mail com excertos de vários posts, com diferentes tipos de letra e cores, de modo a ser mais apelativo. Como neste caso utilizamos uma lista de contactos mais extensa, atingimos resultados muito positivos.

Messenger e Hi5
Desde a criação do blogue, cada um de nós utilizou o Messenger e o Hi5 como formas de divulgação e promoção do nosso blogue. Em relação ao MSN, nos nossos nicknames constava sempre o endereço do blogue assim como frases originais convidando à visita. Já o Hi5 era servia para enviar mensagens (com o mesmo conteúdo dos e-mails) a diferentes pessoas. O estado do Hi5 era semelhante aos nicknames do MSN, ou seja, com as mesmas frases apelativas.

Comentar outros blogues
Uma das acções, que levamos a cabo desde início, foi comentar outros blogues, tanto de amigos como de desconhecidos. Consideramos que é uma iniciativa com algum retorno, no entanto, poderiamos ter apostado mais nesta acção.

Contacto pessoal
A nosso ver, a acção que mais impacto teve e, provavelmente, a que obtém melhores resultados é o contacto pessoal. As conversas com colegas, amigos e familiares, nas quais aproveitavamos para divulgar o nosso blogue e dar o endereço num papelinho, foram muito importantes. Na maioria dos casos as pessoas comentavam os nossos posts no próprio dia ou no dia seguinte.

Acção de guerrilha
Procedemos a uma acção de guerrilha não totalmente planeada mas bem sucedida. Na Universidade, depois do almoço, aproveitamos o facto de estarem reunidos bastantes caloiros e colegas do nosso ano, para escrevermos nas mãos deles o endereço do blogue. No mesmo dia e no dia seguinte obtivemos imensas visitas e comentários.

Reflexão crítica
A experiência de criar, manter e chamar a atenção para um blogue foi, para nós, bastante enriquecedora. Isto pois, não só tivemos que usar a nossa criatividade para escolher um tema, criar um blogue e abordar conteúdos dentro desse mesmo tema, como também tivemos de usar todos os meios ao nosso alcance para atraír o nosso público-alvo.
A tarefa mais árdua foi ganhar alguma visibilidade numa área ainda pouco estudada, com uma infinidade de conteúdos, sendo que, alguns deles são semelhantes aos nossos. Houve, deste modo, a necessidade de inovar na forma como nos davamos a conhecer e como mantinhamos uma relação com os nossos visitantes, visto que, é muito importante “fidelizar” o nosso público.
Concluímos pois, que é bastante delicado trabalhar as Relações Públicas online. Esta tarefa requer um grande esforço para que a nossa mensagem não seja confundida com spam, visto hoje em dia, todos nós sermos vítimas do “entupimento” das nossas caixas de e-mail com mensagens que não nos interessam minimamente.
Após atraírmos a atenção do nosso público há que estabelecer uma relação, há que criar um atractivo, algo que faça com que nos visitem de novo. Para tal, é necessário conhecer o tipo de pessoas a quem nos estamos a dirigir, que tipo de assuntos lhes poderão interessar, no fundo, este trabalho passa por descobrir aquilo que leverá o nosso público a consultar/visitar o nosso blogue ou site. Há, portanto, que oferecer alguma vantagem, algum benefício para quem nos visita, trazer algo de novo que vá de escontro às suas necessidades.
Daí, termos insistido nos nossos posts em pedir sugestões e a participação dos nossos visitantes para, desta forma, ir de encontro às suas preferências.
No nosso caso, levar a uma primeira visita foi, provavelmente, o ponto mais difícil deste trabalho pois verificamos que, quer pelos textos que publicavamos, quer pelas imagens, facilmente atraímos a atenção do nosso público e criámos junto dele a expectativa de ver constantemente as “coisas” novas que fomos postando.
De forma geral, podemos considerar que para trabalhar devidamente as Relações Públicas online em termos de divulgação e promoção, é importante seleccionar criteriosamente com quem queremos comunicar, usar as ferramentas mais adequadas para o público em questão. Quanto ao site/blogue ou outro meio do género, é fundamental que o conteúdo seja interessante, apelativo e que vá de encontro ao tipo de público que pretendemos atingir.

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