segunda-feira, 22 de junho de 2009

Plano de comunicação interna da Blaupunkt

Em Maio de 2008, no 2º semestre do 2º ano, estudámos com especial atenção as questões relacionadas com a comunicação interna.
Este foi o primeiro "mini" plano de comunicação interna que eu fiz. O objectivo do trabalho era identificar 3 problemas na comunicação interna da Blaupunkt e apresentar algumas acções.
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Plano de comunicação interna

Plano de acção de comunicação interna da Blaupunkt:

Da análise efectuada aos resultados do inquérito de 2007 aos colaboradores, comparativamente com os dados obtidos em 2006, destaco 3 problemas que me parecem mais urgentes de seleccionar:

1) Os colaboradores consideram que não são informados das decisões: penso que uma empresa só consegue atingir sucesso a longo prazo se, houver transparência nas decisões das chefias, especialmente naquilo que afecta os colaboradores. Logo, considero que estes devem estar informados e sentir-se também parte integrante das decisões que são tomadas.

2) Aumentou, em relação a 2006, o número de colaboradores que considera que não pode facilmente contribuir com ideias (6%) : no seguimento do problema citado anteriormente, os colaboradores não só se sentem à margem das decisões, como também consideram que não podem contribuir para o melhor funcionamento da empresa com as suas ideias. Ora, é fundamental cultivar o sentimento de pertença, os colaboradores devem sentir-se parte integrante da Blaupunkt.

3) Aumentou em 8%, o número de colaboradores que pensa que o seu posto de trabalho está em perigo nos próximos anos: penso que esta questão é um pouco preocupante, na medida em que, parte dos colaboradores sente que o seu emprego está em risco, logo, existe um clima de insegurança e um receio constante. Isto demonstra que os colaboradores não confiam nem nas chefias, nem no sucesso da Blaupunkt a longo prazo. É portanto, negativo o clima que se cria e é necessária a transmissão de confiança.

Plano de acção:

1) Problema: Os colaboradores consideram que não são informados das decisões actuais (57,4%)
2) Problema: Aumentou, em relação a 2006, o número de colaboradores que considera que não pode facilmente contribuir com ideias (6%)
3) Problema: Aumentou o número de colaboradores que pensa que o seu posto de trabalho está em perigo nos próximos anos (8%)

Acções:

a) Publicação de notícias com as decisões da gerência no jornal bimensal da empresa, nos placares da empresa, e na intranet (via e-mail);
Sempre que seja tomada uma decisão que afecte os colaboradores, deve ser elaborada uma breve notícia sobre o assunto, que será afixada nos placares da empresa, publicada no jornal bimensal e enviada por e-mail.
Organização: Departamento de recursos humanos

b) Plenários de exposição de decisões das chefias e sugestões dos colaboradores;
Reuniões mais frequentes que envolvam as chefias e os colaboradores (uma vez por mês, cerca de 15 a vinte minutos), em que as decisões sejam comunicadas e os colaboradores possam expor dúvidas que tenham acerca dessas mesmas decisões.
Organização: Gerência da empresa

c) Concurso para o incentivo à participação dos colaboradores no jornal bimestral
Neste jornal, os colaboradores também poderão participar com artigos de opinião e sugestão, para que o sentimento de pertença à empresa aumente. No entanto o principal intuito deste jornal é dar a conhecer as decisões das chefias e as actividades promovidas. Deve haver portanto, um incentivo à participação no jornal que será conseguido através de um concurso. Um júri (constituído por representantes dos colaboradores e das chefias) analisa as 6 edições anuais do jornal e escolhe a melhor ideia.
Esta concurso terá sempre de ser comunicado no início de cada ano, nos placares, na intranet e mesmo no próprio jornal. Se assim o entenderem, as chefias da empresa podem propor um tema anual e, deste modo, os colaboradores darão sugestão que vão de encontro a um determinado objectivo da empresa.
Organização: Departamento de recursos humanos

Objectivos: Fazer com que os colaboradores se sintam melhor informados das decisões das chefias e também que sintam que são mais ouvidos e, considerando-se uma parte integrante da empresa, sentindo que as suas ideias são importantes e bem recebidas.
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h) Colocação nas mesas de convívio e no refeitório jornais ou revistas, nas quais saíram artigos de destaque sobre e Bosch e/ou a Blaupunkt;
Deste modo, as notícias positivas estão mais à vista dos colaboradores, fazendo com que todos tenham acesso a essa informação.

i) Convívio anual:
Reunião de todos os colaboradores e chefias, em que haja apresentação dos resultados do ano anterior, assim como um discurso de agradecimento e de transmissão de confiança das direcção para os colaboradores.

j) Visita anual às filiais no estrangeiro
Este passeio anual para todos os membros da empresa, deve-se realizar de modo a que os colaboradores possam conhecer as filiais estrangeiras e vice-versa (promoção de uma espécie de intercâmbio de conhecimento). Todos os anos o destino deve ser diferente.

Objectivos: Dar confiança aos colaboradores em relação à estabilidade do seu emprego e mostrar-lhes o bom funcionamento de outras filiais para que ganhem mais confiança na empresa e na sua direcção.

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