segunda-feira, 22 de junho de 2009

Desafio: Mercado da saudade

No 1º semestre do 3º ano foi lançado à turma o desafio de renovar a imagem de uma marca portuguesa tradicional esquecida nos meios de comunicação.
A marca por nós escolhida foram os rebuçados Dr. Bayard. Vou apresentar apenas as nossas propostas e não o trabalho na íntegra.
Proposta

Face aos problemas que identificamos, sugerimos que seja feita uma remodelação do logótipo e do slogan para que se tornem modernos e mais apelativos, de modo a criar uma imagem que se encaixe no contexto sócio-cultural em que vivemos.
Propomos uma nova imagem visual e verbal, a partir do que a marca já tem implementado. Ou seja, uma nova “cara” mas sem perder os valores com que a marca se identifica (tradição, experiência, qualidade e propriedades medicinais).
Assim, a nossa alteração irá manter os traços gerais existentes, mas investindo na remodelação ao máximo. Modernizar sem perder a identidade.
No caso concreto do logótipo a proposta é a manutenção das cores e da forma básica, isto é, um círculo.
Propomo-nos a mudar o cerne do logótipo, mas ao manter as cores e a forma circular em volta de uma imagem que irá identificar o produto da marca, podendo assim atrair novos públicos sem perder os já existentes.
No caso do slogan, pretendemos que haja uma identificação directa com o produto. Um slogan simples, fácil de memorizar e até com analogias a frases já existentes que o público reconhece.

Exemplos de possíveis logótipos:


Este é um exemplo que possui a identidade bastante presente, a marca e o produto representados.
ﻬ A cor mantêm-se e a forma circular não é de todo perdida.
ﻬ O estilo de letra também foi alterado para um mais actual.
ﻬ A imagem que se encontra no centro, alem de representar directamente o que é o produto, remete também para o facto de ser um doce, uma guloseima.


Este exemplo perde a forma circular, mas tem as cores tradicionais bem presentes.
ﻬ A imagem representa plantas que tem a ver com um dos ingredientes deste produto – as plantas medicinais.
ﻬ É inovador, mas ao mesmo tempo clássico.





ﻬ Aqui, a forma circular está presente, bem como a combinação dos três elementos: logo, marca e slogan.
ﻬ Tem de novo a representação das plantas terapêuticas, visto ser um produto muito usado com um fim medicinal.

ﻬ Esta última demonstração conjuga o primeiro e o terceiro exemplos.
ﻬ A forma circular, o nome e o slogan presentes, e as cores bem patenteadas.
ﻬ Ao mesmo tempo é moderno e jovem, capaz de atrair novos públicos.
ﻬ Assim é transmitida a imagem de uma guloseima que faz bem, neste caso, à tosse.


Exemplos de possíveis slogans:

“Tosse que passa”
“Nós sabemos o que é bom para a tosse!”
“Deixe-nos mostra-lhe o que é bom para a tosse”
Demonstram directamente uma das funcionalidades do produto e, a sua especialização em produzi-lo, isto é, a experiência que possuem a produzir com qualidade.

“É bom e faz bem”
“Sabe bem e faz bem”
“Doce mais medicinal não há”
Realçam a dupla vertente do produto: sabor e propriedades terapêuticas.

“Um medicamento caseiro”
Remonta à tradição de produção de um produto com qualidade.

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