segunda-feira, 22 de junho de 2009

Diagnóstico Ford

No início do 1º semestre do 3ºano, realizámos em grupo um exercício diagnóstico.
O exercício consistia em escolher uma das empresas do ranking da Fortune 500 e tentar descobrir o porquê dessa empresa ocupar determinado lugar no ranking.
O meu grupo de trabalho escolheu a Ford Motor.
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FORD MOTOR

Heritage

A empresa norte-americana construtora de automóveis Ford foi fundada a 16 de Junho de 1903 por Henry Ford e mais onze sócios.
A Ford foi, em 1913, a primeira fabricante de automóveis do mundo a recorrer à produção em série, uma inovação que posteriormente foi adotada por todas as construtoras. Desta forma a Ford conseguiu melhorar os níveis de produção e tornar as viaturas mais baratas.
Em 1908 foi lançado o famoso modelo T que viria a ser o primeiro automóvel a ser produzido em série. Foram vendidos mais de 15 milhões de modelos T. A Ford tornou-se então num dos maiores construtores do mundo e em 1925 comprou a empresa Lincoln, para se lançar no fabrico de carros de luxo.
Na década de 30 criou a divisão Mercury, destinada a produzir automóveis de gama média. Mas em Agosto de 1931, devido à Grande Depressão, a Ford teve de fechar a fábrica do Modelo A e as vendas só recuperaram os níveis de 1939 dez anos mais tarde.
A partir de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a Ford passou a construir aviões de combate. Em 1967 a Ford estabeleceu-se também na Europa.
Em 1976 começou a ser produzido em Espanha o Ford Fiesta, que viria a ser um dos carros mais populares da marca que continuou a ser produzido mesmo depois do ano 2000.
Actualmente o grupo Ford engloba a Lincoln, Mercury, Mazda, e Volvo.

Feel the difference

A Ford Motor é uma empresa de sucesso em termos mundiais que aposta em modelos de automóveis bastante diversificados, de modo a abranger vários mercados.
O seu actual slogan é “Feel the difference”, ou seja, “Sinta a diferença”. Com este slogan pretende-se transmitir a ideia de que o carro Ford é diferente de todos os outros, isto é, que o consumidor consegue facilmente “sentir” a diferença ao comparar um Ford com outro carro.
É portanto, veiculada a mensagem de que o Ford é um carro sofisticado na medida em que oferece sempre algo de diferente a quem dele usufrui.
Apesar deste ser o slogan “geral” da Ford, a empresa aposta também por criar “sub-slogans” para os novos modelos que vai criando (Novo Ford Fiesta “Turn on to a different view”) ou até mesmo em diferentes países (Brasil “Viva o novo”), dependendo do posicionamento que quer adoptar.

Valores

A Ford é uma empresa extremamente empenhada nas causas que apoia, transmitindo, deste modo, uma imagem muito positiva da marca para o consumidor.
Os seus valores passam pela promoção da diversidade na Ford e na comunidade, pela defesa do meio ambiente e da sustentabilidade e pelo investimento na educação e formação dos mais jovens.
Assim sendo, a Ford Motor apresenta-se como uma empresa muito responsável que não só investe grande parte dos seus lucros em actividades que vão de encontro aos seus valores, como também incute essa mesma ideologia nos produtos que fabrica (por exemplo: aposta na criação de carros mais ecológicos e de menor consumo).

Em 2007, a Ford Motor investiu:

· $ 17,164,778 na Educação e Inovação
· $ 17,647,611 no desenvolvimento da comunidade e defesa do património
· $ 2,480,736 na formação para segurança nos automóveis

Total $ 37,293,125

Missão
Com este grande investimento em iniciativas destinadas à comunidade e ao bem-estar comum, a Ford pretende ir de encontro à sua missão “Driving a Brighter Future”.
A missão da Ford passa, portanto, por fazer todos os esforços possíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas no presente e, assim, garantir a longo prazo, um futuro mais “brilhante” para todos.

Para atingir esse objectivo, a Ford investe financeiramente em algumas iniciativas:
· Associações de voluntariado formadas por colaboradores da Ford;
· Projecto “Educação na América”;
· Iniciativas comunitárias;
· Programas de educação para a segurança
· Apoio a instituições culturais
· Etc.


Estratégia de Comunicação

A Ford investe numa forte estratégia de comunicação não só em termos externos (campanhas publicitárias, apoios à comunidade, iniciativas de protecção ambiental, etc.) mas também em termos internos, como por exemplo no “recrutamento” e incentivo voluntariado por parte dos seus colaboradores.
Sendo uma empresa de tão grande dimensão, é fundamental o bom relacionamento entre todos os elementos que fazem parte da Ford.
Desde de cedo, a Ford percebeu a necessidade de uma boa estratégia de comunicação no seu seio. Pois, se no início, esta companhia não possuía concorrentes fortes e a publicidade servia simplesmente para anunciar um novo modelo de carro, dentro de pouco tempo, passou a ter rivais de peso.
Houve então necessidade de marcar território e diferenciar-se de todas as outras marcas. E nesse aspecto a Ford conseguiu sempre primar pela originalidade não só das suas campanhas publicitárias mas também nos detalhes que incute nos seus veículos.


Chave do sucesso
Através da pesquisa que fizemos e da nossa percepção do que é a Ford chegamos a algumas conclusões interessantes. Consideramos, portanto, que em certa medida podemos definir quais os factores que fazem colocam esta empresa no 7º lugar do ranking das maiores empresas americanas (publicado pela Fortune 500).
A Ford é uma empresa com um grande valor histórico e, como tal, sempre soube tirar partido dessa antiguidade não perdendo nem as suas raízes nem a sua cultura.
No entanto, acompanhou sempre as tendências, estando muitas vezes na vanguarda da moda, não só pelos modelos que produzia mas também pelas excelentes campanhas publicitárias, realizadas com os melhores meios audiovisuais de cada época.
Um outro factor de sucesso é a segmentação de mercado que a Ford faz, criando modelos diversificados para os mais variados tipos de compradores, desde modelos mais luxuosos e sofisticados, até modelos mais jovens e mais acessíveis.
Assim sendo, apostou sempre por comunicar de diferentes formas para os diferentes públicos-alvo através das campanhas publicitárias e ultimamente, sobretudo nas iniciativas que promove demonstrando a sua responsabilidade social.
Consideramos que estas iniciativas que sustentam de forma empenhada o ensino, o voluntariado, a inclusão social, a preservação do património, entre outras, têm dado bastante destaque à Ford entre o público em geral.
A Ford é, deste modo, mais um exemplo que prova que uma boa estratégia de comunicação (conjugando as Relações Públicas e a publicidade) aliada à grande qualidade de uma marca/empresa/produto são a chave do sucesso.


Bitórias
Agência de Comunicação

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