segunda-feira, 22 de junho de 2009

Plano de comunicação EDP Renováveis

No âmbito do concurso EDP Challenge 2008 e do Atelier de Pub. e RP II, realizei um plano de comunicação integrada para a EDP - Energias Renováveis.
Trabalhei em grupo, criando uma agência fictícia com as minhas colegas de grupo.
Visto o trabalho ser muito grande, não postarei a parte de diagnóstico da empresa, apenas as acções por nós propostas.
Plano finalizado em Junho de 2008 (2º ano, 2º semestre).
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Plano de comunicação integrada - EPD Renováveis

Problema Comunicacional

Muitas campanhas publicitárias da EDP não fazem chegar informação às pessoas, nem levam a que as pessoas sintam curiosidade para procurar saber mais sobre isso. Para além disso, as pessoas também não procuram, pois não há concorrência para a EDP.
Sobre as energias renováveis há um sério problema de comunicação
As pessoas questionadas desconhecem praticamente tudo o que a EDP está a desenvolver neste campo, o que se nota claramente pelas respostas dadas nos inquéritos.

Objectivos

Ÿ Apresentar as energias renováveis, produzidas pela EDP, como alternativa às energias não renováveis;
Ÿ Divulgar as vantagens destas energias a nível económico a longo prazo, associando-as aos programas já desenvolvidos pela EDP

1. Públicos – Alvo
Clientes
Consumidores, influenciadores e futuros clientes
Empresas
OCS

*O nosso plano dá primazia às empresas, sendo que, com elas, pretendemos atingir os restantes públicos.

Acções

1. Newsletters para empresas
2. Base de dados de empresas de energias renováveis, imobiliárias, bancos, construção civil, universidades, escolas e OCS
3. Press releases para OCS especializados
4. Feira expositiva
5. Workshops de formação
6. Panfleto sobre as vantagens das parcerias com a EDP.
7. Facturas EDP
8. Projectos nas escolas
9. Visita de empresários aos parques eólicos ou outros pontos de produção, bem como visitas de estudo
10. Campanha publicitária Informativa




1.1.Descrição detalhadas das acções

1. Newsletters para empresas
Objectivo: dar a conhecer as acções da EDP, serviços, eventos, protocolos as vantagens de se associar à empresa
Público: empresas de energias renováveis, imobiliárias, bancos, construção civil, universidades, escolas e OCS
Organização: departamento de comunicação
Prazos: primeira edição deverá ser enviada por e-mail em Setembro
Avaliação: se a newsletter for de inscrições para determinada programa da EDP, avalia-se pelo número de inscritos. Se for meramente informativa, uma forma de avaliação é o número de contactos feitos a partir do envio da newsletter.
Outra forma ainda é a subscrição do newsletter por iniciativa própria.

2. Base de dados de empresas de energias renováveis, imobiliárias, bancos, construção civil, universidades, escolas e OCS
Objectivo: para estabelecer contactos com os públicos-alvo
Organização: departamento de comunicação
Prazos: Agosto

3. Press releases para OCS especializados
Objectivo: dar a conhecer à comunicação social as acções da EDP, serviços, eventos, protocolos e mostrar as vantagens das energias renováveis
Público: OCS
Avaliação: número de artigos publicados

4. Feira expositiva
Designação: a EDP expõe os seus serviços em stands, mostrando as vantagens que as empresas convidadas teriam em se associar à EDP e mostrando possíveis casos de sucesso (empresas que já utilizem energia renováveis com reduções de custos significativos).
Objectivo: estabelecer parcerias com empresas ligadas às energias renováveis, bancos, empreiteiros, imobiliárias, construção civil, universidades, escolas
Públicos: Imobiliárias, bancos, empreiteiros, empresas de energias renováveis, universidades e escolas
Organização: Departamento de comunicação, agência de comunicação ou agência de organização de eventos.
Prazos: Dezembro/Janeiro
Avaliação: número de visitantes e número de empresas a aderir a parcerias com a EDP.

5. Workshops de formação
Designação: projectos dinâmicos de 2 ou 3 dias, desenvolvidos simultaneamente nas escolas e universidades da mesma cidade (Universidades, escolas do 1º ao 3º ciclo, secundárias e profissionais).
Objectivo: divulgar os projectos da EDP ao nível das energias renováveis, revelando a vantagem do uso destas, sobretudo, aos influenciadores e possíveis consumidores.
Públicos: crianças, adolescente e jovens – influenciadores, consumidores e possíveis clientes.
Prazos: Janeiro /Maio
Organização: pessoas da área da produção (engenheiros!)
Avaliação: número de participantes


6. Panfleto sobre as vantagens das parcerias com a EDP
Objectivo: ter um documento escrito de fácil leitura, contendo a informação mais importante, em relação às vantagens do uso das energias renováveis por particulares e do estabelecimento de parcerias com a EDP por empresas.
Públicos: Clientes, consumidores, influenciadores, empresas e OCS.
Locais de divulgação: locais centrais de lazer. Distribuir de forma original (balões de ar; pessoas em andas vestidas com as cores da EDP e “decoradas” com elementos da natureza e com símbolos que aludam às energias renováveis)
Prazos: Julho a Setembro
Avaliação: questionar no inquérito geral se viram ou leram algum panfleto.

7. Facturas EDP
Designação: nas facturas enviadas aos consumidores colocar duas vantagens das energias renováveis distribuídas pela EDP, por baixo da grelha onde vem o preço total a pagar, identificadas com imagens atractivas ou mensagem na abertura da carta (para ser lida enquanto se tira do envelope); Usar papel reciclado
Objectivo: incutir, de forma estratégica, uma determinada mensagem no cliente EDP para o informar e estimular a usar os serviços da EDP e associar esta empresa à responsabilidade ambiental.
Públicos: todos os clientes EDP com factura em papel e também electrónica.
Prazos: A partir de Setembro
Avaliação: No inquérito de avaliação global, perguntar como tiveram conhecimento dos serviços da EDP a nível das energias renováveis e se se lembram de ver estas mensagens.

8. Projectos nas escolas
Designação: Projectos relacionado com energias renováveis, a desenvolver na disciplina de área de projecto e a implementar na própria escola.
Objectivo: Sensibilizar as crianças e jovens para as energias renováveis, associando-as à EDP.
Prazos: Durante o ano lectivo.
Avaliação: Número de projectos enviados e número de projectos implementados.

9. Visita de empresários aos parques eólicos ou outros pontos de produção, bem como visitas de estudo
Objectivo: Promover a EDP, junto dos empresários (potenciais parceiros ou utilizadores dos serviços). Estabelecer protocolos com empresas ou instituições que possam servir de exemplo a particulares.
Sensibilizar as crianças e jovens para estas energias
Prazos: Março a Maio
Avaliação: Número de visitas e protocolos estabelecidos

10. Campanha publicitária Informativa
Designação: uma campanha publicitária que informe claramente aos cidadãos que a EDP tem tarifários pró energias renováveis ao dispor dos clientes.
Objectivo: divulgar o tarifário EDP 5D verde.
Prazos: Agosto (esta campanha viria no seguimento da lançada no mês de Abril deste ano, para a reforçar, aumentando a sua eficácia).
Avaliação: Aumento da adesão a este tarifário ou a outros serviços relacionados com este, disponibilizados pela EDP.

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