segunda-feira, 22 de junho de 2009

Novos meios de publicidade - Publicidade na areia

Novos meios de publicidade - Publicidade na areia (4º semestre)

Actualmente os consumidores encontram-se já um pouco cansados da publicidade tradicional, pela qual são “bombardeados” a todo o momento. Com um mercado cada vez mais competitivo há uma necessidade de diferenciação e de inovação. Neste contexto surgem novos meios, cada vez mais bizarros, com o intuito de causar impacto, chamar a atenção do público-alvo.
Para analisar neste trabalho, escolhi um caso que me pareceu bastante interessante em vários aspectos - a publicidade na areia das praias - ideia que surgiu em 1993, nos EUA, de uma empresa chamada Beach’n’Billboard.
Esta empresa criou uma nova maneira de se fazer publicidade: ela “imprime” anúncios na areia das praias criando, assim, outdoors gigantescos e com grande impacto.
Funciona do seguinte modo: de manhã cedo, no momento da limpeza das praias, uma máquina é responsável pela impressão na areia, e os anúncios (que cobrem toda a extensão das praias) são personalizados de acordo com o anunciante. Presente nos Estados Unidos, Holanda, Portugal e Porto Rico, a Beach’n’Billboard já trabalha para clientes como 7 Up, SoBe, Páginas Amarelas e Olá. Segundo estudos apresentados pela empresa, as marcas que recorrem a este tipo de publicidade, aumentam a sua notoriedade e causam o chamado “buzz” sem despenderem tanto dinheiro como nos meios tradicionais Na verdade, as acções fazem parte de um projecto chamado “Support-a-Beach”: debaixo de cada anúncio impresso, existe a frase “Please don’t litter”, ou seja, não deite lixo na praia. Assim, a empresa consegue a autorização e incentivo das câmaras locais, pois já foi confirmada uma redução de 20% de lixo nas praias onde essas acções ocorrem. As autarquias locais cedem as máquinas necessárias
Geralmente, as marcas negoceiam com a Beach’n’Billboard um determinado orçamento, para que todos os dias, durante um mês (ou mais) seja “impressa” na areia a sua publicidade ou o seu logótipo (como é o caso da 7 Up e da Olá).


A meu ver este meio de publicidade é muito vantajoso em variados aspectos:

Não tem nenhum impacto negativo a nível ambiental, pelo contrário, as praias são limpas por estas máquinas
Através do slogan “Não deite lixo na praia”, têm se conseguido resultados visíveis, passando uma ideia de responsabilidade social por parte da Beach’n’Billboard.
Causa um grande impacto visual, trazendo uma imagem positiva para a marca publicitada, acabando por dar um ar divertido e diferente para aqueles que visitam a praia
É um meio relativamente mais barato que os meios tradicionais, permitindo que seja feita publicidade ao longo de um mês (no mínimo), num espaço muito grande mesmo, com que se fosse um outdoor gigante
É visto por muitas pessoas, especialmente na época alta de verão, durante as férias. E como geralmente, nesta época, encontram-se na praia não só residentes da zona mas também muitos turistas de outros pontos do pais ou do mundo, acaba por não ser feita apenas uma publicidade a nível local.
Nas praias maiores ou que não estão tão ocupadas de visitantes, um estudo revela que, as pessoas evitam pisar as publicidades e estas, por vezes, ainda estão intactas ao fim do dia.
Este tipo de publicidade consegue sempre grande destaque na imprensa, não só no seu país de origem - EUA - mas também nos países nos tem vindo a investir. É algo diferente que desperta a curiosidade das pessoas, especialmente pelo modo como são feitos os anúncios.

Em termos de desvantagens:

Segundo apurou a empresa que realiza este trabalho, cada publicidade é vista, em média, uma hora por dia. Logo, é vista apenas por aqueles que chegam primeiro à praias na medida em que, depois de pisadas, as publicidades desaparecem.
Dirige-se para um público muito específico pois, enquanto que um outdoor tradicional pode ser visto por qualquer pessoa porque se encontra em pontos estratégicos da cidade, este tipo de publicidade só é observada por quem vai à praia cedo.
A publicidade na areia, em quase todos as praias, só pode ser feita sazonalmente, não só pelas condições climatéricas que não o permitem, mas também porque o público deste espaço fora da época de banhos é nulo ou quase nulo. Portanto, não compensa fazer este tipo de publicidade durante todo o ano.
Existem algumas restrições: não pode ser feita publicidade na praia a tabaco, bebidas alcoólicas ou produtos ligados à sexualidade.
Além das restrições acima referidas, as autarquias locais podem ainda impor determinadas regras ou condicionalismos se assim o entenderem.
Em termos gerais, eu penso que este tipo de publicidade é um bom investimento porque publicita um determinado produto/marca passando uma imagem muito positiva do que está em causa. As pessoas passam a ver o produto/marca como algo jovem, divertido e diferente, além do que, este tipo de publicidade é bastante artístico, o que leva o público, que está num período de calma e descanso, a apreciar estas “obras” gigantescas.
Penso também, que num período de férias e descontracção, as pessoas estarão mais receptivas a qualquer tipo de mensagem. Especialmente de produtos relacionados com a praia ou com o bom tempo, como as bebida e gelados.

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