segunda-feira, 22 de junho de 2009

Plano de comunicação interna: Impetus

Plano de comunicação interna para uma empresa têxtil - Impetus SA.
Realizado como projecto global do 1º semestre do 3º ano.
Visto o trabalho ser muito grande, transcrevo apenas a parte das acções por nós propostas.





Contexto:

Apesar de estarem previstas algumas acções, não deixa de ser pertinente uma melhoria necessária neste canal.

A empresa é constituída por vários sectores de grande dimensão, notando-se um distanciamento pouco agradável entre os colaboradores da produção e os funcionários dos escritórios.

As actividades que existem são poucas, e sendo maioritariamente organizadas pelos próprios colaboradores da produção. Não sendo uma actividade da empresa, a participação é reduzida e muito pouco diversificada por sectores.

As comunicações formais são feitas através de um placard. Este adquiriu já uma conotação negativa por ser utilizado apenas para comunicados de informações laborais geralmente negativas.
Objectivos:

Expandir o canal de comunicação existente entre os públicos internos, mais concretamente, todos os colaboradores que actualmente desenvolvem funções na empresa sediada em Esposende.

Reforço do sentimento de pertença dos colaboradores em relação à empresa, aumentando a sua produtividade e melhorando a imagem da Impetus que estes transportam para o público externo.

Transmitir segurança e estabilidade aos colaboradores em relação ao seu posto de trabalho.

Público-alvo:

Tendo em vista o fortalecimento das relações pessoais e profissionais entre colaboradores e chefias, o nosso principal público-alvo serão os colaboradores da producção têxtil, uma vez que são estes que mais se demonstram insatisfeitos.
Acções:

1) Criação de uma newsletter mensal
Com matérias que realmente interessem aos colaboradores;

Descrição da acção:
Serão recolhidas informações através de um questionário, no qual os colaboradores sejam inquiridos em relação aos assuntos que gostariam que fossem abordados na newsletter. Esta será bimestral e terá cerca de 10 páginas. Os colaboradores devem ser incentivados a participar na elaboração da newsletter dando as suas sugestões e opiniões.

Objectivo: Informar os colaboradores em relação ao progresso da Impetus, criar uma ligação virtual entre toda a empresa. Pretende-se sobretudo proporcionar aos colaboradores um momento de lazer, simultaneamente reforçando o sentimento de pertença (todos podem participar na newsletter da sua empresa).

Responsabilidade: Departamento de Comunicação



Carnaval: desfile e concurso de máscaras; o prémio seria uma máquina fotográfica digital.
Dia da pai: oferta de uma garrafa (em miniatura) de licor beirão ou vinho do porto aos colaboradores que forem pais.
Dia da mãe: oferta às senhoras (que são mães) de um dedal decorado ou de uma flor.
Santos populares: sardinhada com decoração alusiva à quadra festiva e com animação musical (grupo musical contratado pela empresa).
São Martinho: magusto com concurso de quadras de São Martinho (previamente anunciado nos placards da empresa e na newsletter do mês anterior). O vencedor


Convívio na Quinta da Malafaia: realizar-se-á uma vez por ano, cada colaborador terá de pagar o seu ingresso, no entanto a empresa fornecerá o transporte e tratará de toda a logística.


Passeio anual: consistirá num passeio serão propostas a votação 3 alternativas de destinos de viagem (propostas são dadas a conhecer numa das newsletters mensais). Os colaboradores terão de arcar com as despesas da estadia e alimentação mas a empresa fornecerá o transporte.

Objectivo:
promoção do convívio e do conhecimento interpessoal assim como o reforço do sentimento de pertença.

Responsabilidade: Departamento de Comunicação e Departamento de Recursos Humanos


3) Cursos internos
Formação gratuita para os colaboradores em várias áreas

Descrição da acção:
Os cursos consistiram em palestras sobre temas diversos e interessantes tanto para o contexto de trabalho como fora dele. Os colaboradores deverão ser previamente inquiritos em relação às áreas em que gostariam de ter mais formação.

Objectivo: Mostrar ao colaborador a sua importância, não só como pessoa que traz retorno financeiro para a empresa mas como ser humano potencializando as suas características pessoais. Isto irá fazer com que cada um perceba o interesse da empresa no seu crescimento e adira mais facilmente a futuras formações.

Responsabilidade: Departamento de Recursos Humanos

4) Brindes para os colaboradores

Descrição da acção: Nos convívios/festas serão oferecidas t-shirts e bonés a todos os participantes. De formato simples e em várias cores, deverá ter em letras grandes: “Nós é que somos a Impetus” e/ou “A Impetus somos nós”.
Nas acções de formação os colaboradores terão direito a um bloco de notas e uma caneta Impetus.

Objectivo: Fazer publicidade à marca que demonstrará publicamente o seu sentido de responsabilidade social e, acima de tudo, marcarão pontos junto dos colaboradores.
Responsabilidade: Departamento de Comunicação

5) Jornal de Parede (“A nossa Impetus”)

Descrição da acção:
As informações, a serem fixadas nos placards da empresa, devem despertar o interesse do funcionário através de um layout com cores apelativas, linguagem simples e divertida. Deste pequeno jornal trimestral poderão constar informações como a ementa do refeitório, as fotos dos colaboradores nos últimos convívios da empresa e a coluna social (quem faz anos naquele mês, quem casou, quem teve um filho, etc.).

Objectivo: Esbater a conotação negativa que os placards da empresa têm através de uma acção de baixo custo. Através desta iniciativa as informações laborais fixadas passarão ter outro impacto.

Responsabilidade: Departamento de Comunicação

6) Cartão de aniversário

Descrição da acção:
Presentear cada empregado com um singelo cartão no dia do seu aniversário.

Objectivo: A empresa irá demonstrar gratidão e reconhecimento para as pessoas que fazem parte de um grupo e fazem com que esse grupo obtenha conquistas e bons resultados

Responsabilidade: Departamento de Comunicação

7) Cartazes publicitários

Descrição da acção: Serão espalhados pela empresa, em locais estratégicos, cartazes com imagens que apelarão à união e despertarão o sentimento de pertença. Os colaboradores deverão sentir-se orgulhosos e mais ligados à empresa.
Cartaz 1:
Estarão representadas duas pessoas, um colaborador da confecção e um administrador da empresa. Estes estarão lado a lado sorridentes. Em letras grandes estará escrito :”A Impetus somos todos nós” ou “A união faz a Impetus”.

Cartaz 2:
Estarão representadas várias funcionárias (aposta mais no sexo feminino) sorridentes e em poses de modelos. A frase que acompanhará será “A verdadeira beleza da Impetus somos nós” ou apenas “A verdadeira beleza da Impetus”.

Cartaz 3:
Patrão a oferecer a uma colaboradora uma recordação pelos 25 anos de carreira na Impetus. A frase seria: “Porque você é importante”.



















Objectivo: Dar visibilidade aos colaboradores em si, como parte, não só integrante, mas, acima de tudo, uma parte de extrema importância para a empresa. É também uma forma de demonstrar que o sucesso da marca deve-se aos colaboradors, cultivando neles o sentimento de orgulho em pertencer à empresa.
Responsabilidade: Departamento de Comunicação


Todos os anos, no mês de Novembro, a Impetus realiza um questionário de avaliação de satisfação dos colaboradores.
Sendo o plano de acção implementado a partir de Janeiro de 2008, prevê-se que, os resultados do questinário desse mesmo ano, sejam mais positivos que os de 2007.
Logo, o impacto destas acções poderá ser avaliado, comparando os resultados de 2007 e de 2008 dos inquéritos de satisfação dos colaboradores, sobretudo nas questões ligadas ao bem-estar no ambiente de trabalho, à comunicação da empresa e à participação como membro da Impetus.
A partir dos resultados obtidos em Novembro 2008, a Impetus poderá fazer um estudo comparativo com os resultados do ano anterior e, já em Dezembro poderá publicá-los na newsletter bimensal e no Jornal de Parede.

Sem comentários:

Enviar um comentário